EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINAS DA PARTE DIVERSIFICADA DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PARA O ANO LETIVO DE 2018
EE JOSÉ PEDRO DE MORAES
O Diretor da EE José Pedro de Moraes, em Leme, no uso de suas atribuições e de acordo com a Resolução SE 06/2016, combinada com a Resolução SE n° 76 de 27/12/2016, Resolução SE n° 72/2016 e Resolução SE 60 de 06/12/2017 torna pública a abertura de inscrição para os docentes e candidatos à contratação interessados em atuar nas disciplinas da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral no ano letivo de 2018, nesta unidade escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental de: I – “Orientação de Estudos”, II – “Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil” e III – “Disciplinas Eletivas”.
I – CRONOGRAMA
Inscrição: Dias 11 a 14/12/2017
Entrevistas: 15/12/2017
Classificação: 18/12/2017
Interposição de Recursos: 19/12/2017
Classificação final: 20/12/2017
II– INSCRIÇÃO
Período: dias 11 a 14/12/2017 Horário: das 9h às 11h / das 13 às 15h/das 19h às 21h
Local: Rua José de Campos, 98 – Bairro Caju, Leme/SP
III – CONDIÇÕES
Poderão se credenciar docentes e/ou candidatos à contratação, devidamente inscritos para o Processo de Atribuição de Classes/Aulas 2018, e que tenham efetuado inscrição específica para participar do processo seletivo referente ao projeto Escola de Tempo Integral na modalidade Projetos da Pasta, na seguinte conformidade:
1) Docentes Titulares de Cargo para carga suplementar de trabalho;
2) Docentes Ocupantes de Função Atividade – Categorias P e F;
3) Candidatos à contratação.
IV – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
1) RG e CPF (original e cópia reprográfica).
2) Diploma de curso de Licenciatura Plena, acompanhado de Histórico Escolar (original e cópia reprográfica).
3) Proposta de Trabalho para o desenvolvimento da Oficina/Atividade, objeto da inscrição.
V – HABILITAÇÕES
Na atribuição das aulas das Componentes Curriculares da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral, serão observadas as seguintes habilitações/qualificações docentes:
I – “Orientação de Estudos” – diploma de licenciatura plena em Pedagogia, ou licenciatura plena em disciplinas da Área de Ciências Humanas, ou licenciatura Plena em disciplinas da Área de Linguagens e Códigos.
II – “Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil” – portadores de habilitação/qualificação de qualquer disciplina da Base Nacional Comum.
II – “Disciplinas Eletivas” – portadores de Habilitação/Qualificação de qualquer disciplina da Base Nacional Comum.
VI – PERFIL DO DOCENTE
Espera-se do docente que atue nas oficinas curriculares da Escola de Tempo Integral:
1 – atendimento ao perfil exigido pelas características e especificidades do campo temático selecionado para a(s) Oficina(s) Curricular (es);
2 – espírito de liderança e postura democrática;
3 – assiduidade e pontualidade;
4 – disposição para trabalhar em projetos interdisciplinares;
5 – vivência de metodologias de trabalho que, respeitando o projeto pedagógico da unidade escolar, promovam a reflexão, a solidariedade, a troca de experiências e a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos educandos;
6 – capacidade de promover a autoestima do educando;
7-disponibilidade para o desenvolvimento de trabalho em equipe, de forma colaborativa; e
8 – disponibilidade para:
8.1 – participar de programas de capacitação e formação continuada, inclusive via educação à distância, oferecidos por esta Secretaria da Educação e por entidades a ela conveniadas;
8.2 – criar e utilizar novos métodos didático-pedagógicos, usando as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
VII – SELEÇÃO
Constituem-se componentes do processo seletivo, objeto da inscrição de que trata este edital:
1 – a análise do currículo do candidato, avaliando-se as ações de formação vivenciadas, o histórico das experiências e as práticas educacionais bem sucedidas;
2 – a pertinência e a qualidade da proposta de trabalho apresentada pelo candidato;
3 – a avaliação dos resultados obtidos na entrevista individual realizada.
VIII – PROPOSTA DE TRABALHO
São conteúdos mínimos necessários para a avaliação da proposta de trabalho:
1) Por que trabalhar na Oficina Curricular da Escola de Tempo Integral? (objetivo)
2) Quais recursos didático-metodológicos podem auxiliar no desenvolvimento das oficinas curriculares?
3) Como acompanhar o desempenho do aluno nas oficinas curriculares? (avaliação)
4) Como articular o trabalho das oficinas curriculares com a Proposta Pedagógica da escola e as demais áreas do currículo?
5) Bibliografia utilizada na concepção da proposta.
IX – ENTREVISTA INDIVIDUAL
Será agendada entrevista individual com o candidato, para o período de 15/12/2017, que versará sobre sua proposta de trabalho. São critérios para a avaliação da entrevista:
1) Clareza na exposição.
2) Uso dos recursos da norma culta da linguagem.
3) Conteúdo pertinente à proposta de trabalho.
4) Postura profissional.
X – CLASSSIFICAÇÃO
A classificação dos docentes selecionados será divulgada no site Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga, através do endereço http://depirassununga.educacao.sp.gov.br no dia 18/12/2017.
XI – RECURSOS
Os candidatos não classificados poderão interpor recurso da decisão, na própria escola, no dia 19/12/2017. O diretor expedirá decisão sobre os recursos no dia 20/12/2017 e classificando-os, se for o caso, entre os pares.
XII – CLASSIFICAÇÃO FINAL
A classificação final dos docentes selecionados será divulgada no site Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga, através do endereço http://depirassununga.educacao.sp.gov.br no dia 20/12/2017.
XIII – ATRIBUIÇÃO
As aulas das Oficinas Curriculares da Escola de Tempo integral serão atribuídas de acordo com cronograma a ser divulgado oportunamente.
XIV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1- Não caberá recurso da classificação final;
2- O docente admitido poderá ser dispensado do projeto a qualquer tempo, se a sua atuação não corresponder ao perfil desejado ou não atender à Proposta Pedagógica da Unidade Escolar, ouvida a Equipe Gestora e o Supervisor de Ensino da Unidade Escolar com homologação da Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga.
3- Os casos omissos serão solucionados pela equipe gestora da escola e Comissão de Atribuição de Classe / Aulas da Diretoria de Ensino.
O presente Edital está sujeito a alterações oriundas de legislação ou normatização exarados dos órgãos centrais da SEE/SP.
Edital Retificado em 12/12/2017.
Obs. Atribuição da Parte Diversificada –Leitura e Produção de Texto; Experiências Matemáticas e LEM – Inglês, serão atribuídas conforme Inciso I do Artigo 6º da Resolução 60 de 06/12/2017 (atribuição de caráter regular na Unidade Escolar ou em nível de Diretoria de Ensino).
Leme/SP, 12 de dezembro de 2017.