No último dia 11 de abril de 2017, realizou-se nas dependências da Escola Estadual Prof. Antonio Luiz de Moraes, localizada no município de Leme e jurisdicionada à Diretoria de Ensino Região de Pirassununga o 1º ENCONTRO DE AÇÕES DIRECIONADAS AO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR, cujo principal objetivo foi apresentar o trabalho que vem sendo realizado pela Equipe Escolar junto ao Projeto Quem Falta Faz Falta, instituído pela Resolução SE 42 de 18-08-2015.
O Diretor da Escola Sr. Venilton Carlos Querino deu as boas-vindas e enfatizou a necessidade de organização, estabelecimento da rotina de trabalho, elaboração e acompanhamento das ações e avaliação dos resultados para que o projeto obtenha êxito.
A Profª. Mediadora Escolar e Comunitária Adriana Mara M. R. da Silveira expôs os caminhos que vem trilhando quanto ao levantamento de faltas dos alunos, intervenções junto as famílias, visitas às residências, resgate, acolhimento e encaminhamentos à rede de atendimento do município. O trabalho de acompanhamento junto aos alunos e as famílias vem trazendo resultados positivos e consequente diminuição nos índices de evasão na Unidade Escolar.
Presente também a Drª. Adriana Barrea Juíza da Vara Criminal do Fórum de Leme explanou a necessidade do trabalho articulado entre os segmentos do município, bem como a importância em adotar procedimentos padronizados afim de melhorar o fluxo de informações na rede. Ressaltou também o trabalho que vem sendo realizado junto aos adolescentes em cumprimento de Medida Sócio Educativa de Liberdade Assistida, destacando o comprometimento dos profissionais de diferentes áreas em prol da causa social. Propôs a continuidade dos encontros ao longo do ano na formulação de ações preventivas e saneadoras de combate à evasão escolar.
O encontro contou com a presença de diversos representantes de entidades, como: Conselho Tutelar, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS, CRA, CRJ, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, SADS, Psicólogos, Delegado de Polícia, Poder Judiciário, Secretaria Municipal de Educação, Supervisor de Ensino, PCNP de Projetos Especiais, Gestores, Professores, Professores Mediadores e Coordenador Pedagógico das Escolas Estaduais.
Representantes fizeram várias considerações acerca do trabalho que cada segmento realiza e destacaram a importância do papel que cada um exerce para sociedade mesmo diante das dificuldades enfrentadas. O encontro foi bastante produtivo e proporcionou momentos de discussão e reflexão sobre onde estamos e onde queremos chegar.
A Equipe Gestora agradeceu a participação e parabenizou todos os envolvidos.
“Educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo”.
(Paulo Freire)