Nossa História

A antiga Delegacia Regional de Ensino de Pirassununga foi criada pelo Decreto nº 5335, de 7 de janeiro de 1932. Sob sua jurisdição, estavam os seguintes municípios: Pirassununga, como sede, Araras, Descalvado, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras e Santa Rita do Passa Quatro. Foi instalada em prédio situado na rua Duque de Caxias, pertencente a Berlamino Del Nero.

O primeiro Delegado de Ensino foi o professor Gastão Ramos, em seguida, o cargo foi ocupado pelos professores: Victor Miguel Romano, Clodomir Ferreira de Albuquerque, João Alfredo de Souza Oliveira, José Rodrigues de Toledo, José Getúlio Escobar Bueno, Dario de Queiroz, Geraldo Pinheiro Faria, Alberto Ferriani, Benedicto Papa, Agostinho Garcia, José Alberto Velloso, Domingos Apparecido Azarite, Mário Pedro, Neide Costâncio Pinheiro, Adriana Helena Barbosa, Eliene Bittencourt Soares, Lucimeire Loureiro dos Santos, Maria Auxiliadora Firmo da Silva Campos, Anísio da Costa, Fábio Alexandre da Conceição, Pedro Eduardo Lopes e, atualmente, pela Professora Doutora Denise Camargo Gomide.

Em 1961, passou de Delegacia Regional de Ensino para Delegacia de Ensino Elementar e, posteriormente, para Delegacia de Ensino Básico de Pirassununga.

O Decreto nº 7.510, de 29 de janeiro de 1976, reorganizou a Secretaria da Educação do Estado e nossa Instituição passou a denominar-se Delegacia de Ensino de Pirassununga, tendo em sua jurisdição as cidades de Analândia, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição e Santa Cruz das Palmeiras.

Em 1987, outra mudança: o Decreto nº 26.583, de 5 de janeiro, compatibilizou a organização da Secretaria da Educação com as Regiões Administrativas do Governo, ficando sob a jurisdição da nossa Delegacia: Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

Pela Lei nº 6.664, publicada no Diário Oficial, em 16 de fevereiro de 1990, a nossa Delegacia passou a ser chamada Delegacia de Ensino “Professor Benedicto Papa”, em homenagem ao ilustre e saudoso Mestre.

A partir de 1º. de fevereiro de 1998, a denominação do cargo de Delegado de Ensino mudou para Dirigente Regional de Ensino.

Através do Decreto nº 43.948, exarado pelo Exmo. Sr. Governador, em 9 de abril de 1999, ocorreu nova alteração: as Delegacias de Ensino passaram a denominar-se Diretorias de Ensino, perdendo seus patronímicos. Também neste ato, a área de abrangência alterou-se. Aos municípios de Pirassununga, Leme e Santa Cruz da Conceição, já jurisdicionados, agregaram-se Araras, Conchal e Engenheiro Coelho. Estes dois últimos, posteriormente, através do Decreto nº. 47.674/03 são transferidos, respectivamente, para as Diretorias de Ensino de Mogi Mirim e Limeira.

Através do Decreto nº 48.583 de 02 de abril de 2004, nova alteração ampliou a área de abrangência da Diretoria de Ensino e mais quatro municípios passaram a compor a jurisdição: Analândia, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras e Santa Rita do Passa Quatro. Hoje, a Diretoria de Ensino coordena 49 unidades escolares estaduais e são subordinadas, também, a esta Diretoria, 77 escolas particulares e 182 escolas municipais.

Esta dimensão, denota por si só, a importância e responsabilidade deste Órgão Público Estadual que vem sendo reconhecido na região pela organização e pelos relevantes serviços de apoio à Administração Escolar, sobretudo, pelo alto investimento junto à estrutura pedagógica.

Muitos investimentos foram desencadeados na estrutura física, resgatando, com isto, parte da história da educação do município, principalmente visando organizar o ambiente para bem acolher aos educadores e à população em geral.

As diretrizes educacionais normatizadas pela SEE são emanadas daqui para toda a rede. Supervisionar os estabelecimentos de ensino, autorizar funcionamento e encerramento de cursos, aprovar regimento de escolas, instruir processos e expedientes referentes à vida funcional de docentes, opinar e propor medidas que visem ao aprimoramento da estrutura educacional da jurisdição, expedir determinações necessárias à manutenção e regularidade dos serviços, são algumas das atividades desenvolvidas por esta Diretoria Regional de Ensino. Sua equipe conta, hoje, com a Supervisão de Ensino, Núcleo Pedagógico, Núcleo de Apoio Administrativo, Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar e Matrícula, Centro de Administração e Finanças e Centro de Recursos Humanos, pessoas atuantes e envolvidas com um trabalho incessante que procura alicerçar os pilares de uma educação renovada, adequada ao século XXI, qualificando os educandos sob a perspectiva de habilidades e competências.

Para tanto, as premissas máximas trabalhadas pelos educadores são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.