EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA AS DISCIPLINAS DA PARTE DIVERSIFICADA DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PARA O ANO LETIVO DE 2018 – EE JOSÉ OMETTO
O Diretor da E.E. José Ometto, em Araras, no uso de suas respectivas atribuições e de acordo com a Resolução SE 06/2016, combinada com a Resolução SE nº 76 de 27/12/2016, e Resolução SE nº 72, de 22/12/2016, torna pública a abertura de inscrição para os docentes e candidatos contratados interessados em atuar nas disciplinas da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral no ano letivo de 2018, nesta unidade escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de: I – “Leitura e Produção de Textos ” – Anos iniciais, II – “Experiências Matemáticas” – Anos iniciais , III – “Orientação de Estudos” – Anos iniciais, IV – “Linguagens Artísticas” – Anos iniciais, V – “Cultura do Movimento” – Anos iniciais, VI – “Educação Sócioemocional” – Anos iniciais, da Parte Diversificada do Projeto Escola de Tempo Integral no ano letivo de 2018, nesta Unidade Escolar.
I– CRONOGRAMA
Inscrição: 1 a 07 de dezembro de 2017.
Entrevistas: 11 de dezembro de 2017.
Classificação: 13 de dezembro de 2017
Interposição de recursos: 14 e 15 de dezembro de 2017.
Classificação Final: 18 de dezembro de 2017
II– INSCRIÇÃO
As inscrições ocorrerão na Unidade Escolar, realizadas no período de 01 a 07 de dezembro de 2017, das 8h às 15h, na Diretoria da Escola, no Largo da Igreja nº 15 – Usina São João, em Araras, SP.
III- CONDIÇÕES
Poderão se credenciar docentes e/ou candidatos à contratação, devidamente inscritos para o Processo de Atribuição de Classes/Aulas 2018, e que tenham efetuado inscrição específica para participar do processo seletivo referente ao projeto Escola de Tempo Integral na modalidade Projetos da Pasta, na seguinte conformidade:
- Docentes Titulares de Cargo para carga suplementar de trabalho;
- Docentes Ocupantes de Função Atividade – Categorias P e F;
- Candidatos à contratação.
IV–DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
- RG e CPF (original e cópia reprográfica).
- Diploma de curso de Licenciatura Plena, acompanhado de Histórico Escolar (original e cópia reprográfica).
- Proposta de Trabalho para o desenvolvimento do Componentes Curricular da Parte Diversificada, objeto da inscrição.
V– HABILITAÇÕES
Na atribuição das aulas dos Componentes Curriculares da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral, serão observadas as seguintes habilitações/qualificações docentes:
I – Leitura e Produção de Textos (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – preferencialmente, diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia e, na indisponibilidade de profissional licenciado, o de Licenciatura Plena em Letras; ou, ainda, aluno do último ano de curso dessa licenciatura.
II – Experiências Matemáticas (Anos iniciais de Ensino Fundamental) – preferencialmente, diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia; ou Licenciatura Plena em Matemática, e na indisponibilidade de profissional licenciado, aluno do último ano dessa licenciatura.
III – Orientação de Estudos (Anos Inicias do Ensino Fundamental) – preferencialmente, diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia, ou Licenciatura Plena em disciplinas da área de Ciências da Natureza, ou Licenciatura Plena em disciplinas da área de Ciências Humanas, ou Licenciatura Plena em disciplinas na área de linguagens.
IV – Linguagens Artísticas (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – diploma de Licenciatura plena em Educação Artística, ou de Licenciatura Plena em Arte, em quaisquer das linguagens: Artes visuais, Artes Plásticas, Design, Música, Teatro, Artes Cênicas e Dança, ou Licenciatura Plena em Educação Musical, ou, ainda, aluno do último ano de quaisquer dos cursos das referidas licenciaturas.
V – Cultura do Movimento (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – diploma de Licenciatura plena em Educação Física.
VI – Educação Sócioemocional (Anos Iniciais de Ensino Fundamental) – Diploma de Licenciatura
Plena em Pedagogia e, na indisponibilidade de profissional licenciado, aluno do último ano de curso
dessa licenciatura.
VI – PERFIL DO DOCENTE
Espera-se do docente que atue nos Componentes Curriculares da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral conforme segue:
- Atendimento ao perfil exigido pelas características e especificidades do campo temático selecionado para o determinado Componente Curricular.
- Espírito de liderança e postura democrática;
- Assiduidade e pontualidade;
- Disposição para trabalhar em projetos interdisciplinares;
- Vivência de metodologias de trabalho que, respeitando o projeto pedagógico da unidade escolar, promovam a reflexão, a solidariedade, a troca de experiências e a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos educandos;
- Capacidade de promover a autoestima do educando;
- Disponibilidade para o desenvolvimento de trabalho em equipe, de forma colaborativa;
- Disponibilidade para:
- Participar de programas de capacitação e formação continuada, inclusive via educação à distância, oferecidos por esta Secretaria da Educação e por entidades a ela conveniadas;
- Criar e utilizar novos métodos didático-pedagógicos, usando as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
VII – SELEÇÃO
Constituem-se componentes do processo seletivo, objeto da inscrição de que trata este edital:
- 1. A análise da proposta de trabalho apresentada pelo candidato, avaliando-se as ações de formação vivenciadas, o histórico das experiências e as práticas educacionais bem sucedidas;
- 2. A avaliação dos resultados obtidos na entrevista individual realizada de acordo com os seguintes critérios:
-Nível de atendimento ao perfil exigido pelas caraterísticas e especificidades dos componentes curriculares objeto da docência;
-Vivência das metodologias de trabalho realizado voltadas à ação-reflexão-ação, à solidariedade, ao desenvolvimento da autoestima do educando e a troca de experiências;
- 3. De acordo com os critérios elencados acima, os candidatos poderão ter as seguintes de trabalho pontuações, que juntas constituirão a nota da classificação final, objeto da atribuição das aulas deste edital:
PROPOSTA | ENTREVISTA |
0 – 5 | 0 – 5 |
VIII – PROPOSTA DE TRABALHO
São conteúdos mínimos necessários para a avaliação da proposta de trabalho:
- Por que trabalhar na parte diversificada da Escola de Tempo Integral? (objetivo)
- Quais recursos didático-metodológicos podem auxiliar no desenvolvimento dos Componentes Curriculares?
- Como acompanhar o desempenho do aluno no decorrer das aulas? (avaliação)
- Como articular o trabalho dos Componentes Curriculares com a Proposta Pedagógica da escola e as demais áreas do currículo?
- Bibliografia utilizada na concepção da proposta.
IX – ENTREVISTA INDIVIDUAL
Será agendada entrevista individual com o candidato, para o dia 11 de dezembro de 8h às 12h e de 13h às 15h, que versará sobre sua proposta de trabalho. São critérios para a avaliação da entrevista:
- Clareza na exposição.
- Uso dos recursos da norma culta da linguagem.
- Conteúdo pertinente à proposta de trabalho.
- Postura profissional.
X – CLASSSIFICAÇÃO
A classificação dos docentes selecionados será divulgada no site Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga, através do endereço http://depirassununga.educacao.sp.gov.br no dia 13/12/2017 a partir das 12h.
XI – RECURSOS
Os candidatos não classificados poderão interpor recurso da decisão, na própria escola, nos dias 14 e 15/12/2017 das 8 às 15h. O diretor expedirá decisão sobre os recursos no dia 18/12/2017 e classificando-os, se for o caso, entre os pares.
XII – CLASSIFICAÇÃO FINAL
A classificação final dos docentes selecionados será divulgada no site Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga, através do endereço http://depirassununga.educacao.sp.gov.br no dia 18/12/2017.
XIII – ATRIBUIÇÃO
As aulas dos Componentes Curriculares da Escola de Tempo integral serão atribuídas de acordo com cronograma a ser divulgado oportunamente.
XIV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1 – Não caberá recurso da classificação final.
2 – No decorrer do ano, o docente que, por qualquer motivo, deixar de corresponder às expectativas do desenvolvimento das atividades dos componentes curriculares da parte diversificada, cujas aulas lhe tenham sido atribuídas, perderá essas aulas, a qualquer tempo, por decisão da equipe gestora da unidade escolar, ouvido o Supervisor de Ensino da unidade com homologação da Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga, e assegurado ao docente o direito de defesa.
3- O candidato que apurar zero (0) em qualquer um dos itens (projeto/ entrevista) será desclassificado do processo.
4- Os casos omissos serão solucionados pela equipe gestora da escola, ouvido o Supervisor de Ensino da unidade e a Comissão de Atribuição de Classes / Aulas da Diretoria de Ensino.
5- O presente Edital está sujeito a alterações oriundas de legislação ou normatização exarados dos órgãos centrais da SEE/SP, e substitui o publicado anteriormente.
Araras, 28 de novembro de 2017.
Manoel Marques da Silva Filho- Diretor de Escola