Edital Professor Coordenador – E. E. Professor Oscar A. Janeiro

Edital

A Diretora da E.E. Prof Oscar Alves Janeiro, em Araras, no uso de suas atribuições legais, torna
pública a abertura de inscrições aos candidatos que pretendem atuar como Professor Coordenador
Pedagógico do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Anos Finais, de acordo com a legislação vigente e
em especial o disposto na Res. SE-75, de 30/12/2014, alterada pela Res. SE-65 de 19/12/2016.

I – Dos requisitos de habilitação para o preenchimento da função:
a) Ser docente Titular de Cargo ou Docente Categoria F ;
b) Contar com, no mínimo, três (03) anos de experiência docente na Rede Estadual de Ensino;
c) Ser portador de diploma de licenciaturaplena;
d) Não ter tido cessada a designação para a função de Professor Coordenador no ano corrente.

II – Para o desempenho da função, o Professor Coordenador deverá apresentar um perfil profissional que atenda às seguintes exigências:
a) Atuar como gestor pedagógico, com competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de
ensinar e aprender, bem como o desempenho de professores ealunos;
b) Orientar o trabalho dos demais docentes, nas reuniões pedagógicas e no horário de trabalho coletivo, de
modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano, curso
e ciclo;
c) Ter como prioridade o planejamento e a organização dos materiais didáticos, impressos ou em DVDs, e dos
recursos tecnológicos, disponibilizados naescola;
4.4. Coordenar as atividades necessárias à organização, ao planejamento, ao acompanhamento, à avaliação e à
análise dos resultados dos estudos de reforço e de recuperação;
d) Decidir, juntamente com a equipe gestora e com os docentes das classes e/ou das disciplinas, a
conveniência e oportunidade de se promoverem intervenções imediatas na aprendizagem, a fim de sanar as
dificuldades dos alunos, mediante a aplicação de mecanismos de apoio escolar, como a inserção
de professor auxiliar, em tempo real das respectivas aulas, e a formação de classes de recuperação contínua
e/ou intensiva;
e) Relacionar-se com os demais profissionais da escola de forma cordial, colaborativa e solícita,
apresentando dinamismo e espírito deliderança;
f) Trabalhar em equipe como parceiro;
g) Orientar os professores quanto às concepções que subsidiam práticas de gestão democrática e
participativa, bem como as disposições curriculares, pertinentes às áreas e disciplinas que compõem o currículo
dos diferentes níveis e modalidades deensino;
h) Coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica,
juntamente com os professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de
uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem
atingidos;
i) Tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico e colaborativo de práticas gestoras e
docentes, que assegurem:
 a participação proativa de todos os professores, nas horas de trabalho pedagógico, promovendo
situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e avaliação das propostas de
trabalho programadas;
 a vivência de situações de ensino, de aprendizagem e de avaliação ajustadas aos conteúdos e às
necessidades, bem como às práticas metodológicas utilizadas pelos professores;
 a efetiva utilização de materiais didáticos e de recursos tecnológicos, previamente selecionados e
organizados, com plena adequação às diferentes situações de ensino e de aprendizagem dos alunos e a
suas necessidades individuais;
 as abordagens multidisciplinares, por meio de metodologia de projeto e/ou de temáticas transversais
significativas para os alunos;
 a divulgação e o intercâmbio de práticas docentes bem sucedidas, em especial as que façam uso de
recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados na escola;
 a análise de índices e indicadores externos de avaliação de sistema e desempenho da escola, para
tomada de decisões em relação à proposta pedagógica e a projetos desenvolvidos no âmbito escolar;
 a análise de indicadores internos de frequência e de aprendizagem dos alunos, tanto da avaliação em
processo externo, quanto das avaliações realizadas pelos respectivos docentes, de forma a promover
ajustes contínuos das ações de apoio necessárias à aprendizagem;
 a obtenção de bons resultados e o progressivo êxito do processo de ensino e aprendizagem na unidade
escolar.

III – Período de inscrição:
Dias: 06 e 10/01/2020.
Horário: das 8h às 16h
Entrevista dia 13/01/2020 às 13h
Local: EE Prof Oscar Alves Janeiro
Rua Arlindo Cressoni 200 – Bosque de Versalles
Cep: 13609-370
Fone: 3542-3099 / 3542-8036

IV – Apresentação da Proposta de Trabalho,contendo:
a) Plano de Formação Continuada dos Docentes, contemplando ações a serem desenvolvidas, visando o
desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico, fundamentado nos princípios que norteiam o
Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Tais ações deverão ser pautadas na análise dos indicadores de
desempenho da escola;
b) Currículo atualizado e documentado, contendo certificados de participação em cursos de atualização
profissional oferecidos pela SEE, Diretoria de Ensino ou outros, e experiência profissional na área de
Educação.

V – Entrevista e avaliação da Proposta de Trabalho:
a) Da entrevista constará a apresentação pelo(a) candidato(a) do seu histórico profissional e da proposta de
trabalho para o posto em tela, objeto desta inscrição;
b) O detalhamento dessa entrevista será organizado pelo Diretor de Escola, juntamente com o Supervisor de
Ensino.
c) A entrevista será agendada previamente, por telefone e/ou email, pela equipe gestora da Unidade Escolar.

VI – Da Vaga Oferecida:
Duas (02) vagas para Professor Coordenador Pedagógico – Uma (01) Anos Iniciais do Ensino Fundamental e
Uma (01) Anos Finais Ensino Fundamental.