1. Responsabilidade:
Melhorar a participação dos alunos e de toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões da escola, nos colegiados, no Projeto Político Pedagógico em ações que intensifiquem a preservação do patrimônio, a Gestão Democrática, pedagógica, financeira, administrativa e de pessoas.
2. Democracia:
Ampliar e intensificar os conceitos sobre democracia na comunidade escolar, fortalecendo assim a vivência democrática, o que pressupõe a possibilidade de uma vida melhor para todos, já que a democracia e educação caminham juntas.
3. Informação:
Aprimorar a comunicação intra e extraescolar para uma forma mais eficaz, sendo que a participação e envolvimento da família nas escolas impactam na aprendizagem e a falta de comunicação/informação efetiva não permite que a escola desenvolva sua função social.
4. Diálogo:
Ampliar os espaços de participação de toda a comunidade escolar para que todos tenham vez e voz das ações realizadas na Unidade Escolar.
5. Recursos:
Priorizar, pelos colegiados e instituições auxiliares (Conselho de Escola, a APM e o Grêmio Estudantil), as ações que definam, destinem e socializem o uso dos recursos financeiros, materiais e humanos na instituição.
6. Consciência:
Conscientizar a comunidade escolar quanto a importância da prevenção do uso de drogas, da higiene e limpeza do ambiente escolar e observação das regras estabelecidas para uma educação de qualidade, que impacta no desenvolvimento e progresso de uma sociedade.
7. Motivação:
Viabilizar a diversificação de metodologias para um maior uso das tecnologias pelos professores para que as aulas se tornem mais atrativas e contemporâneas.
10. Equidade:
Promover a cultura da tolerância e o convívio com a pluralidade cultural objetivando dissipar preconceitos, ampliando os espaços de participação e parcerias.
11. Autonomia:
Ampliar os mecanismos de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da escola incentivando a participação de todos os envolvidos para maior autonomia no desenvolvimento de suas propostas.
12. Regras:
Priorizar os combinados construídos coletivamente, em todas as dimensões, para que atendam sempre a dinâmica/necessidade da escola.
13. União:
Orientar e preparar os diferentes segmentos para a participação nos espaços de tomadas de decisão para o exercício da cidadania e democracia.
15. Motivação:
Divulgar à comunidade escolar a Proposta Pedagógica, os indicadores educacionais obtidos, as metas a serem atingidas para que todos possam propor ações de melhorias, incluindo maior participação do Grêmio Estudantil.
17. Capacitação:
Qualificar as reuniões permanentes com todos os segmentos com pautas formativas bem desenvolvidas.
18. Informação:
Transformar todos os espaços escolares em ambientes educativos e pedagógicos otimizando os recursos.
20. Diálogo:
Desenvolver a escuta ativa em todas as ações escolares usando o diálogo como uma ferramenta para o desenvolvimento da escola como um espaço de socialização.