Projeto Escola de Tempo Integral (ETI) – Credenciamento de Docentes EE José Pedro de Moraes

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINAS DA PARTE DIVERSIFICADA DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PARA O ANO LETIVO DE 2019

EE JOSÉ PEDRO DE MORAES

 

O Diretor da EE José Pedro de Moraes, em Leme, no uso de suas atribuições e de acordo com a Resolução SE 60/2017, combinada com a Resolução SE 71/2018 , torna pública a abertura de inscrição para os docentes e candidatos à contratação interessados em atuar nas disciplinas da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral no ano letivo de 2019, nesta unidade escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental de:

I – Orientação de Estudos: 8 aulas no período Integral              

II – Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil: 8 aulas no período Integral

III- Disciplinas Eletivas: 8 aulas no período Integral            

 

I – CRONOGRAMA

Inscrição: Dias 05 a 10/12/2018

Entrevistas: 11/12/2018

Classificação: 12/12/2018

Interposição de Recursos: 13/12/2018

Classificação final: 14/12/2018

 

II– INSCRIÇÃO

Período: dias 05 a 10/12/2018 Horário: das 9h às 12h / das 13 às 15h/das 19h às 21h

Local: Rua José de Campos, 98 – Bairro Caju, Leme/SP

 

III – CONDIÇÕES

Poderão se credenciar docentes e/ou candidatos à contratação, devidamente inscritos para o Processo de Atribuição de Classes/Aulas 2019, e que tenham efetuado inscrição específica para participar do processo seletivo referente ao projeto Escola de Tempo Integral na modalidade Projetos da Pasta, na seguinte conformidade:

1 – Docentes Titulares de Cargo para carga suplementar de trabalho;

2 – Docentes Ocupantes de Função Atividade – Categorias P e F;

3 – Docentes com contrato de trabalho celebrado nos anos de 2016, 2017 e 2018, nos termos da LC 1093/2009 e com vínculo empregatício ativo.

 

IV – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

O interessado deverá apresentar a documentação abaixo relacionada em envelope devidamente identificado com nome, RG e relação dos seguintes documentos:

1 Requerimento dirigido ao Diretor da Escola solicitando o credenciamento;

2 Diploma de Licenciatura Plena ou Certificado de conclusão de curso, acompanhado do respectivo Histórico Escolar (original e cópia) relativo ao Componente Curricular da Parte Diversificada em que pretende atuar, exceto cursos de Educação Física e Pedagogia que somente poderão comprovar a conclusão mediante a apresentação de Diploma;

3 – Comprovante de inscrição para o processo de atribuição de aulas de 2019 junto à Diretoria de Ensino Região de Pirassununga, onde conste sua categoria funcional e sua opção para atuar em projetos (impresso do sistema GDAE);

4 – Curriculum Vitae devidamente documentado onde conste: identificação do candidato, formação acadêmica, função atual, experiência profissional na área da Educação, conhecimento de informática, aptidões e competências pessoais adquiridas ao longo da vida e carreira e necessários ao desempenho da função de docente da oficinas curriculares, ações de capacitação vivenciadas e/ou experiências anteriores bem sucedidas (anexar certificados), bem como outras informações que considere relevantes para ocupar a função pretendida;

5 – Os docentes que já atuam no Projeto Escola de Tempo Integral na ministração de aulas de componentes curriculares da Parte Diversificada apresentarão apenas os documentos indicados nos itens 1 e 3.

 

V – HABILITAÇÕES

Na atribuição das aulas das Componentes Curriculares da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral, serão observadas as seguintes habilitações/qualificações docentes:

I – “Orientação de Estudos” – diploma de licenciatura plena em Pedagogia, ou licenciatura plena em disciplinas da Área de Ciências Humanas, ou licenciatura Plena em disciplinas da Área de Linguagens e Códigos.

II – “Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil” – portadores de habilitação/qualificação de qualquer disciplina da Base Nacional Comum.

III – “Disciplinas Eletivas” – portadores de habilitação/qualificação de qualquer disciplina da Base Nacional Comum.

 

 

 

VI – PERFIL DO DOCENTE

Espera-se do docente que atue nos componentes curriculares da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral:

1 – atendimento ao perfil exigido pelas características e especificidades do campo temático selecionado para o(s) Componente(s) Curricular (es);

2 – espírito de liderança e postura democrática;

3 – assiduidade e pontualidade;

4 – disposição para trabalhar em projetos interdisciplinares;

5 – vivência de metodologias de trabalho que, respeitando o projeto pedagógico da unidade escolar, promovam a reflexão, a solidariedade, a troca de experiências e a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos educandos;

6 – capacidade de promover a autoestima do educando;

7-disponibilidade para o desenvolvimento de trabalho em equipe, de forma colaborativa; e

8 – disponibilidade para:

8.1 – participar de programas de capacitação e formação continuada, inclusive via educação à distância, oferecidos por esta Secretaria da Educação e por entidades a ela conveniadas;

8.2 – criar e utilizar novos métodos didático-pedagógicos, usando as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

 

VII – SELEÇÃO

Constituem-se componentes do processo seletivo, objeto da inscrição de que trata este edital:

1 – a análise do currículo do candidato, avaliando-se as ações de formação vivenciadas, o histórico das experiências e as práticas educacionais bem sucedidas;

2 – a pertinência e a qualidade da proposta de trabalho apresentada pelo candidato;

3 – a avaliação dos resultados obtidos na entrevista individual realizada.

4 – De acordo com os critérios elencados acima, os candidatos poderão ter as seguintes pontuações, que juntas constituirão a nota da classificação final, objeto da atribuição das aulas deste edital:

PROPOSTA   ENTREVISTA

0 – 5                0 – 5

 

VIII – PROPOSTA DE TRABALHO

São conteúdos mínimos necessários para a avaliação da proposta de trabalho:

1 – Por que trabalhar com os componentes curriculares da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral? (objetivo)

2 – Quais recursos didático-metodológicos podem auxiliar no desenvolvimento dos componentes curriculares?

3 -Como acompanhar o desempenho do aluno nos componentes curriculares? (avaliação)

4 – Como articular o trabalho dos componentes curriculares com a Proposta Pedagógica da escola e as demais áreas do currículo?

5 – Bibliografia utilizada na concepção da proposta.

 

IX – ENTREVISTA INDIVIDUAL

Será agendada entrevista individual com o candidato, no dia 11/12/2018, que versará sobre sua proposta de trabalho. São critérios para a avaliação da entrevista:

1 – Clareza na exposição.

2 – Uso dos recursos da norma culta da linguagem.

3 – Conteúdo pertinente à proposta de trabalho.

4 – Postura profissional.

 

X – CLASSSIFICAÇÃO

A classificação dos docentes selecionados será divulgada no site Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga, através do endereço http://depirassununga.educacao.sp.gov.br no dia 12/12/2018.

 

XI – RECURSOS

Os candidatos não classificados poderão interpor recurso da decisão, na própria escola, no dia 13/12/2018. O diretor expedirá decisão sobre os recursos no dia 14/12/2018 e classificando-os, se for o caso, entre os pares.

 

XII – CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final dos docentes selecionados será divulgada no site Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga, através do endereço http://depirassununga.educacao.sp.gov.br no dia 14/12/2018.

XIII – ATRIBUIÇÃO

As aulas dos Componentes Curriculares da Parte Diversificada da Escola de Tempo Integral serão atribuídas de acordo com cronograma a ser divulgado oportunamente.

 

XIV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1- Não caberá recurso da classificação final;

2- O docente admitido poderá ser dispensado do projeto a qualquer tempo, se a sua atuação não corresponder ao perfil desejado ou não atender à Proposta Pedagógica da Unidade Escolar, ouvida a Equipe Gestora e o Supervisor de Ensino da Unidade Escolar com homologação da Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga.

3- Os casos omissos serão solucionados pela equipe gestora da escola e Comissão de Atribuição de Classe / Aulas da Diretoria de Ensino.

4- O presente Edital está sujeito a alterações oriundas de legislação ou normatização exarados dos órgãos centrais da SEE/SP.